Sunday, July 31, 2005

Tenis Transcendental (em portugues)

Eu fui entrevistado pela REVISTA TENIS para falar sobre os beneficios que o programa da Meditacao Transcendental traz para qq. jogador de tenis, e saiu este artigo:

Revista Tenis


Número 93 – julho 2011
Instrução mental

Equilibrando A Balanca

Já ouviu falar em Meditação Transcendental? Ela promete fortalecer o corpo e, sobretudo, a mente para que você surpreenda em quadra

Por Carolina Almeida

NOSSO CORPO É UMA CAIXINHA de surpresas. Cada célula, cada partícula, tem uma função que a diferencia do resto, uma singularidade que faz toda a diferença e, muitas vezes, não damos bola para isso. Em Hamlet, William Shakespeare usou a expressão "há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia" para mostrar que o mundo é muito mais abstrato do que pensamos que seja. E o que dizer, então, de nosso órgão mais complexo, o cérebro?

Por muito tempo, acreditou-se que a mente era totalmente autônoma e que, por isso, seríamos escravos de seu "temperamento". Mas lá no alto do Himalaia, uma técnica de meditação se desenvolveu e ganhou destaque no mundo inteiro - tanto na parte oriental, já acostumada a essas práticas, quanto na ocidental, mais distante dessa cultura - exatamente por partir do princípio de que a funcionalidade mental pode ser, de certa forma, subjugada e expandida. Nascia a Meditação Transcendental (MT).

A técnica da Meditação Transcendental é baseada na antiga tradição Védica de iluminação na Índia. Esse conhecimento tem sido repassado por mestres védicos de geração para geração por milhares de anos. Há 50 anos, o guru indiano Maharishi Mahesh Yogi - o representante em nossa era da tradição Védica - apresentou a MT ao mundo e é ele quem leva a fama de "pai da MT" por tê-la popularizado. Ele criou estabelecimentos de ensino superior nos Estados Unidos, na Suíça, na Holanda e na Índia.
O repouso profundo experimentado pela Meditação Transcendental aquieta a mente e equilibra o corpo


O QUE É MT E PARA QUÊ ELA SERVE?

Com base na tradição Védica, a Meditação Transcendental é basicamente uma maneira de, com a ajuda de mantras, voltar toda a atenção do organismo para dentro, em direção aos níveis mais sutis do pensamento, a um oceano de consciência pura. Fazendo isso, a mente é capaz de transcender e chegar em um estágio mais "natural", que é a fonte do pensamento. A partir dessa experiência de repouso profundo, a mente se aquieta, a consciência aumenta e o corpo ganha mais força e se equilibra, tornando-se capaz de lutar contra pequenos problemas que, juntos, são capazes de gerar um déficit no organismo.

Esse auto-desenvolvimento traz benefícios tanto para a parte mental do indivíduo quanto em questões cotidianas, como o cansaço, a falta de criatividade e a tomada de decisões. Além disso, mais de 600 estudos, realizados desde a década de 1970 concluíram que a técnica é capaz de afastar o estresse e a depressão e diminuir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para entender melhor como funciona tudo isso, basta imaginarmos as ondas do mar. Quanto mais profunda for uma onda, mais forte e poderosa ela será. Com a mente acontece a mesma coisa. Quanto mais profundos forem os níveis do pensar, mais intenso e difícil de desfazê-lo será.
Meditar pode ajudar o tenista a manter a intensidade mental por períodos mais longos dentro da partida


MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL NO TÊNIS

O tênis não é um esporte fácil. Qualquer esporte individual, sem o apoio de um time, um tempo pré-determinado e a possibilidade de receber conselhos do treinador tem o poder de mexer imensamente com a parte mental e psicológica do jogador. Para ser bem sucedido dentro de quadra, ao invés dos 5 a 10% do potencial mental aproveitados pela maioria da população, o tenista precisa utilizar plenamente seu sistema nervoso.

Jimmy Connors já dizia que o tênis é um esporte 95% mental. O que fazer, então, para dar liberdade total ao cérebro e desenvolvê-lo até alcançar o ponto de aproveitamento máximo? Segundo Craig M. Berg, instrutor de MT treinado por Maharishi Mahesh Yogi, a Meditação Transcendental pode ser um dos caminhos mais benéficos não só para o mental como também para o físico em quadra.

"O grande diferencial da MT é ser uma prática que não envolve nenhum tipo de esforço. Ela não pede concentração e não contempla nenhum tipo de pensamento específico", explica Berg. Na verdade, ela apenas permite que o indivíduo volte toda a sua atenção para si mesmo, para um estado mental puro, em busca do "eu interior". Nesse estado de aparente descanso, o cérebro funciona com maior coerência e o corpo naturalmente - e inconscientemente - segue a mente. Os efeitos desse relaxamento são sentidos durante o dia todo, e incluem o descanso físico, a força mental etc..

A PRÁTICA

Cada sistema nervoso é único e, por isso, aprender a MT geralmente requer uma instrução personalizada para ajudar o praticante a desenvolver o pleno potencial do cérebro. No início, o aluno recebe um mantra, ou seja, uma vibração sonora específica que mexe com a percepção interior e, após aprender a usá-lo de modo a mergulhar na direção da fonte dos pensamentos - o campo infinito de energia e inteligência, o campo de consciência pura -, já está capacitado a praticá-la sozinho. O exercício deve ser feito duas vezes ao dia durante 15 a 20 minutos. Através dessa técnica, o corpo experimenta um estado de relaxamento profundo, duas vezes mais intenso do que o sono profundo - chamado de repouso em alerta - que torna a mente mais calma e ágil.

Pelas palavras do cineasta David Lynch, um dos mais brilhantes de Hollywood e praticante da Meditação Transcendental desde 1975, "a MT dá a chave que abre a porta para níveis mais profundos, de consciência sem limites, e esse ingresso aflora a intuição e dissipa toda a negatividade que assimilamos durante o dia".

EFEITOS


A Meditação Transcendental, nos tenistas, permite que o jogador otimize seu foco e permaneça descansado e relaxado dentro de quadra. Além disso, é uma técnica que promove acesso rápido ao que os norte-americanos chamam de "The Zone", ou seja, a experiências de pico, a estar no ápice de seu estado mental, completamente focado no jogo, numa espécie de alerta descansado. "Se praticada duas vezes ao dia, a MT auxilia o jogador a manter a intensidade necessária durante toda a partida. Então, mesmo que a prática não melhore as habilidades do tenista, será essencial na manutenção de sua forma e no sucesso da temporada", comenta Berg.

O tênis é um esporte cansativo. Além dos jogos diários na maioria dos torneios, os jogadores precisam lidar com a parte psicológica de tudo isso. Craig conta que "75% do tempo de um jogo de tênis se passa com a bola parada, entre os pontos, então quem se recuperar melhor - tanto física quanto psicologicamente - tem mais chances de vencer".

Quantas vezes já não vimos um jogador se aborrecer por conta de um erro não forçado, ou uma bola dentro dada como fora, e perder o game, ou até mesmo o set? "A MT auxilia os tenistas a se restabelecer rapidamente após erros não forçados e ir para o próximo ponto sem nervosismo ou distração". Como diria o Dr. Jim Loehr, o mais renomado psicólogo do tênis, "o controle das emoções reflete no controle do corpo".

ESFORÇO? SÓ NO JOGO

"Infelizmente, muitas pessoas pensam que a Meditação Transcendental ensina como se concentrar. Errado! A habilidade de se concentrar em qualquer ocasião sem ter que pensar e trabalhar esse lado é apenas uma consequência da MT. Ela não envolve nenhum tipo de ritual especial durante o jogo", conta Craig Berg. Após o tempo de meditação, os jogadores já estarão mais equilibrados e vão se sentir dispostos a mergulhar naquela atmosfera naturalmente. "É como tomar um banho: nós não precisamos lembrar de nos sentirmos bem depois disso", finaliza o instrutor.

No Brasil, a Meditação Transcendental pode ser aprendida com professores credenciados em sete estados: Bahia, Brasília (DF), Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.www.meditacaotranscendental.com.br


BENEFÍCIOS

A lista de benefícios da Meditação Transcendental é grande. Alguns são bastante específicos, outros, gerais, isso sem contar aqueles que não se refletem diretamente no jogo, como a relação com a família, mas que, colocados numa balança, acabam ajudando no resultado final. Faremos aqui um apanhado com as 10 principais melhoras na atitude de um tenista citadas por Craig M. Berg.

1. Permanência na "The Zone" por períodos mais longos. Durante a meditação, a mente entra nesse estado tranquilo, mas de consciência alerta, e começa a desfrutar cada vez mais do chamado "silêncio interior criativo", mesmo em atividades dinâmicas, como uma partida de tênis.

2. Os jogadores ficam mais descansados. A Meditação Transcendental, através do descanso profundo, neutraliza o estresse físico, mental e psicológico das competições diárias e capacita o tenista a encarar com maior vigor e energia jogos de cinco sets e longas jornadas com pouco descanso.

3. Melhora a harmonia dentro de quadra. Algumas duplas têm dificuldade de comunicação, o que é um problema grave no tênis. Ao praticarem juntos a MT, a dupla fica numa mesma vibração e compartilha a sintonia. O mesmo resultado pode ser visto em parcerias treinador/jogador.

4. Queda no consumo de medicamentos e álcool. Quando a pessoa está se sentindo bem, o consumo de medicamentos e álcool cai espontaneamente. A MT provoca uma excitação natural e deixa o corpo mais forte para combater doenças.

5. Diversos estudos concluíram que o praticante da Meditação Transcendental tem reações mais rápidas. Segundo os cálculos, em comparação com um não praticante, a diferença chega a 30 milissegundos.

6. A MT deixa a mente mais clara. Inteligência, memória e habilidade de aprendizado são otimizadas pela meditação e acarretam numa maior eficiência dentro de quadra. Além dos erros não forçados acontecerem em menores proporções, a criatividade e a probabilidade de grandes jogadas serem feitas aumentam.

7. Rapidez. Estudos mostraram uma melhora expressiva na rapidez daqueles que praticavam a Meditação Transcendental por pelo menos seis semanas. Eliminando o estresse e a fadiga, o jogador melhora em um décimo de segundo seu desempenho a cada 50 metros corridos.

8. Saúde forte. Os praticantes têm, em média, 50% menos consultas médicas e internações do que os demais. Pesquisas mostraram que a MT melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e imunológico, aumenta o fluxo de sangue no cérebro e liberta de vícios. Em outras palavras, deixa o indivíduo mais saudável. Além disso, por deixar o corpo descansado, previne lesões ou as ameniza.

9. Por estimular o bem estar físico e mental e melhorar a saúde como um todo, a Meditação Transcendental é capaz de retardar o envelhecimento. Os tenistas se sentem mais bem dispostos, continuam rápidos, fortes e aptos a estender a carreira por alguns anos.

10. Felicidade. A MT equilibra o organismo e estabiliza o sistema nervoso, deixando o corpo com a mesma sensação de quando experimentamos um momento de felicidade. E a partir disso o sucesso é mais provável.